02 novembro 2006

Interatividade na palma da mão



O celular tornou-se uma nova mídia e está convergindo para a tecnologia da informação como grande oportunidade para anunciantes. O mercado parece reconhecer que o celular é o objeto que permanece junto ao indivíduo quase que integralmente. Sendo assim, ele começa a se transformar não somente em um instrumento de comunicação e entretenimento, muitas vezes, mas em uma grande ferramenta de marketing.
A Fiat por exemplo, na campanha de lançamento do Idea Adventure, além de convidar o internauta a brincar de cineasta no hotsite da empresa ele pode escolher o seu comercial no cinema.
Pela internet as pessoas tem 16 propostas de frames de filmes para se montar uma história, todas elas criadas e roteirizadas pela AgênciaClick e produzidas e filmadas pela O2 Filmes, com direção de Rodrigo Meirelles. O internauta recebe as instruções para montar um curta-metragem com cinco a seis minutos de duração. (Veja aqui o site)
Nos cinemas o filme publicitário que as pessoas vão ver antes da sessão são decididas a partir das respostas a perguntas feitas no telão via celular por SMS. No final, a maioria define. Mas só as salas de cinema
com recursos digitais em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte que vão participar da brincadeira.

Outra interatividade muito interessante foi feita para a Nike em NY.
Foi colocado um outdoor high-tech em Times Square que levava o conceito Nike iD para as pessoas que passavam por lá. Os transeuntes podiam criar o seu próprio design do tênis Nike e através de mensagens SMS podiam ser sorteado pela própria mídia e ganhar o par de tênis customizado. Veja no vídeo como funciona:




colaboração: Guilherme Lopes

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